segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O JULGAMENTO DE NUREMBERG



Sinopse
Três anos depois do final da II Guerra Mundial, Dan Haywood (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, a de presidir o julgamento de quatro juízes nazistas, que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o pvo Judeu, durante a II Guerra. A pressão política é enorme, a medida em que surgem as provas de esterilização e assassinato, pois a Guerra Fria está chegando e, ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disso, os governos aliados querem esquecer o passado.
Informações Técnicas
Título no Brasil: Julgamento em Nuremberg
Título Original: Judgment em Nuremberg
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 187 minutos
Ano de Lançamento: 1961
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: New-Line
Direção: Stanley Kramer
O filme levanta algumas questões éticas que não foram respondidas, e que o tempo tem se encarregado de apresentar a verdade, as questões éticas foram apresentadas pelo advogado dos réus”MAXIMILIAN SCHELL”, que no auge de sua defesa afirmou que a responsabilidade era de todos:- “responsabilidade da União Soviética que 1939, assinou um pacto com Hitler,responsabilidade de Winston Churchill, que disse em carta aberta em 1938 no London Times,”Se a Inglaterra sofresse uma calamidade, deveria pedir a Deus um homem como Hitler”;onde estava a responsabilidade do Vaticano que em 1933, assinou uma concordata com Hitler,dando-lhe prestígio internacional; onde estava a responsabilidade das indústrias bélicas americanas que ajudaram a reconstruir a indústria bélica da Alemanha”.’Conclui dizendo que o mundo inteiro foi culpado”.
Fica as inquietantes afirmações de que todos foram culpados pelos extermínios de milhares de vidas pelo nazismo, porém de que maneira o mundo foi culpado? Podemos tirar algumas conclusões provisórias:
1.O mundo foi culpado,pois alimentou os interesses ególatras e mesquinhos de líderes como Charles de Gaulle, Winston Churcill,Franklin Roosevelt, que alimentavam desejos egoístas de domínio sobre os concorrentes, e não estavam preocupados com milhares de vidas que estavam sendo sacrificadas, as lutas pelo poder eram travadas nos intestinos dos gabinetes dos chamados líderes. O relacionamento entre os líderes era de aparente paz, mas hoje sabemos que o ódio que um nutria pelo outro era o ingrediente que facilitava o avanço do nazismo.
2.O mundo foi culpado,pois não foi capaz de visualizar os interesses econômicos da guerra pelas indústrias bélicas americanas.
3.O mundo foi culpado,pois enquanto os países próximos a Alemanha eram invadidos, as demais nações, estavam insensíveis as centenas de vidas que eram sacrificadas.
Diante de tudo que as demais nações fizeram e ainda fazem, surge a pergunta. Que autoridade moral tiveram as nações aliadas de condenarem a prisão perpétua os juízes que deram suporte legal a Hitler? Quais as diferenças entre os holocaustos nazista e o holocausto americano, ”bombas atômicas lançadas no Japão”,que sacrificaram milhares de vidas?
Hoje, 15 de novembro de 2010, o mundo ocidental acordou com a informação de documentos secretos que, os americanos protegeram carrascos nazistas.
Chegamos a angustiante conclusão que estamos vivendo na plenitude da pós-modernidade, pois tudo é provisório e relativo.
Fico com João quando diz: “O mundo jaz no maligno” I João 5.19

Nenhum comentário: